----------------------------------------------------

domingo, junho 04, 2006

Dialógo com Leonardo Boff

Pessoal, o texto que transcrevo abaixo tem tudo a ver com a filosofia do blog e com o meu modo de ver o assunto... além da minha priminha ter ficado uma semana inteira citando essa resposta do Dalai...

Breve Diálogo com Leonardo Boff

No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

— Santidade, qual é a melhor religião?

Esperava que ele dissesse: "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo".

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos — o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta — e afirmou:

— A melhor religião é aquela que te faz melhor.

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:

— O que me faz melhor?

— Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.

(Citado no livro Conselhos Espirituais, Verus Editora)

Fonte: Dalai Lama

10 Comentários:

Blogger Erika Barreto Disse...
O post é pra comemorar o template novo, gentilmente feito pelo Kallel! =) E tem tudo a ver com o blog, né???
Boa semana procês!!! =)
7:54 PM  
Anonymous Anônimo Disse...
:) e esse texto é daquela palestra prima - cujo título é justamente, ESPIRITUALIDADE!
1:56 AM  
Blogger Unknown Disse...
Olá Erika,
Obrigado pelo comentário lá no Samsara. (Será que vc está me confundindo com algum "Fábio"?)

Namaste
7:30 AM  
Blogger Barbara Disse...
Criticas sobre o layout? Só se for agora, favor aumentar a fonte, tem gente míope que vem a cá.
E cadê a outra srta? Não fará parte daqui não?
Bom, sobre o post, concordo em gênero número e grau com o Dalai. Aliás, tenho que ler o livro que a srta mandou...
10:30 AM  
Blogger Erika Barreto Disse...
A outra senhorita ta em dois posts acima do seu! (cris ou crisantemo)
vc podia especificar as senhoritas tbm
"que a srta mandou" eu sei que foi a srta. cris, mas eu podia achar que eu mandei, mesmo sabendo que eu nao mandei!
3:54 PM  
Blogger Erika Barreto Disse...
E a fonte ta grande!
Aumenta a fonte no seu navegador!
Aff viu! :P
Esses míopes...
4:19 PM  
Anonymous Anônimo Disse...
This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»
6:08 PM  
Anonymous Anônimo Disse...
Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»
12:42 AM  
Blogger Unknown Disse...
Que ótimo esse post! Não tinha lido com atenção antes... Linkei no Samsara.
11:11 PM  
Blogger muriloha Disse...
A religião é verdadeira se ela criar o poeta em você. Se ela matar o poeta e criar o pretenso santo, ela não é religião: é patologia, um tipo de neurose vestida com termos religiosos.

A verdadeira religião sempre libera a poesia, o amor, a arte, a criatividade em você, ela o deixa mais sensível. Você pulsa mais, seu coração tem uma nova batida, sua vida não é mais um fenômeno monótono e trivial. Ela é uma constante surpresa, cada momento abre novos mistérios.

A vida é um tesouro inesgotável, mas somente o coração do poeta pode conhecê-la. Não acredito em filosofia, não acredito em teologia, mas acredito na poesia.

Osho, em "Osho Todos os Dias - 365 Meditações Diárias"
1:44 AM  

Postar um comentário

<< Home

 

 

 

Espiritualistas © 2006 •Todos os direitos reservados

Template by http://mj-portifolio.blogspot.com