----------------------------------------------------

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Caminhada


Por mais que tentemos mentir para nós mesmos, no fundo todos estão nesta busca do amor, atrás de uma grande emoção para se ao menos tentar compreender a razão da vida, com suas inevitáveis durezas. A propósito, durezas estas que não escapam dos relacionamentos - aquelas bobagens de contos de fadas existe, mas é um conto, uma lenda - inventadas por uma humanidade que refuta a aceitar viver feliz apesar da infelicidade.

Aceitem, vai ser mais fácil quando perceberem que sua família terá problemas e uma vez sanados, serão problemas no teu trabalho, e talvez depois com sua saúde e por aí vai. Pra mim essa é a grande mística da vida - o caos e o equilíbrio. A gente bem pensa que está dando conta do recado e de repente um novo desafio, uma lição para nos treinar diante de mais essa adversidade. Pra isso, temos que contar com a força do pensamento, aquela força que vem da nossa voz interior. Essa tal força, tão indomável para a maioria, muitas vezes dizendo o que bem quer, sem o nosso controle. Embora a maioria queira bem para si próprio, há momentos difíceis nos quais sentimos um desestímulo tremendo em continuar a acreditar. Não dá mais para aguentar tudo, se dar aquele apoio, a voz interior se cala e nosso ânimo junto.

Nessa hora vem nosso companheiro, companheira, para lembrar-nos quem somos, do que somos capazes. Talvez por isso que exista aquele velho ditado: "por detrás de um homem, exista uma grande mulher". Quando pequena ouvi dizer uma vez que a mulher tinha o poder de elevar um homem no seu máximo, como também de reduzí-lo a nada. Obviamente, vale muito o contrário, do homem para mulher também. A grande questão que me põe a refletir é a vida ser essa fascinação de interpéries, derrotas, soluços e murmurinhos de prazer. Manter-se firme, com esperanças e tudo contando apenas com a boa vontade do seu eu pode no final exigir uma extra força. Nessa tentativa solitária, acabamos, na minha opinião, por construir estruturas de suporte - e no final, construímos, talvez pelas decepções, ferramentas de defesa; muros, crenças errôneas, amarguras e nossa, quanta desilusão!

Será esse o grande motivo da incessante busca, dentro de cada um de nós, por alguém para amarmos? Não me entedam mal se passo a impressão que jogamos para um outro a nossa responsabilidade de crermos em nós mesmo. Não é isso. Longe disso. Caminhar juntos não é um carregar o outro no colo pois se tornaria logo uma tarefa estafante, fácil de se abandonar. Mãos dadas soa melhor como um apoio seguro, fácil e leve. Uma hora você sabe que na estrada chegarão as dificuldades, e tanto um quanto o outro poderão vir a se ferir numa ponte, pisar em algum espinho e será a hora de carregar no colo por algum momento até conseguirem seguir de mãos dadas. Ainda usando esta analogia, caminhar sozinho pode se tornar tão difícil e fácil de se machucar quanto esperar que a estrada caminhando juntos seja sempre um reto, plano e com fundos paradisíacos.

E para finalizar podemos discorrer com essa boba história de caminhos sobre aquele jargão que melhor é quando pessoas completas que se juntam e não pessoas que se juntam para se completar. Posso caminhar só e você também. Isso não nos torna auto-suficientes, apesar de independentes. Decidimos apreciar a caminhada juntos, sofrer os problemas que sofreríamos sozinhos por crer um no outro, sem depender do outro e sim contar com ele.

Sei que escrevendo concluí que a busca incessante não pode ser alguém. Pois se achamos esse alguém, não há mais busca, afinal o encontramos e vamos esperar que ele nos recompense por gastarmos tanto esforço e expectativa na procura desse encontro. Contudo, se o que buscamos é trilhar a vida, é ter uma meta, com firmeza, seguindo em frente - ao encontramos aquele alguém, não será o fim em si. Ainda temos o objetivo, só que agora é em comum. É isso. Quando escrevi no começo que apesar de mentirmos, todos estamos na busca do amor, na verdade mentimos mesmo. Buscamos o amor para dar continuidade para a buscar maior. A vida de fato, é uma engraçada fascinação...

(Cristina Rafaela)

1 Comentários:

Blogger Erika Barreto Disse...
Gostei priminha =*
Pode escrever mais vezes
=D
Alias depois do dia 12 vou começar o portal =D
10:00 PM  

Postar um comentário

<< Home

 

 

 

Espiritualistas © 2006 •Todos os direitos reservados

Template by http://mj-portifolio.blogspot.com